Serviços > HWK Gestão & Contabilidade > Contabilidade & Investimento > HWK Subsidy
HWK Subsidy
PROGRAMAS DE INCENTIVO AO INVESTIMENTO
Para clientes que pretendem candidatar a sua ideia de negócio a programas de incentivo ao investimento!
O que fazemos
Elaboramos e apresentamos candidaturas a programas de incentivos ao investimento promovidos pelo Estado e/ou UE e que visem:
. Criação e expansão de empresas
. Desenvolvimento de novos produtos, processos, ou serviços
. Expansão da atividade para novos mercados
. Internacionalização
Programas incentivo ao investimento
Os programas de incentivos ao investimento são medidas de apoio à criação ou expansão de empresas, através do co-financiamento dos investimentos pelo Estado e/ou UE. Tais medidas podem revestir a forma de financiamento a fundo perdido, recurso a crédito bonificado, ou ambos.
Atualmente estão disponíveis diversos programas de incentivos, dos quais destacamos os seguintes:
. PAECPE (IEFP) - Apoios a fundo perdido e/ou acesso a financiamento bancário em condições preferenciais para a criação de novas empresas e destinado a desempregados, ou jovens à procura do 1º emprego.
. QREN Inovação/Empreendedorismo, Qualificação, I&DT Apoios a fundo perdido e de outra natureza, concedidos à criação e expansão de empresas cuja atividade apresente algum nível de inovação, diferenciação e competitividade.
. PRODER - Apoios a fundo perdido para a instalação de novos agricultores e expansão de empresas agrícolas já existentes. Na vertente da Dinamização de Zonas Rurais, este programa visa também subsidiar a criação de novas empresas, de qualquer setor de atividade, e/ou dinamizar as já existentes, situadas em zonas rurais.
. COMÉRCIO INVESTE - Apoios com vista à modernização da atividade comercial, em especial em centros de comércio com predominio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas, ou rurais, bem como a promoção de ações dirigidas ao comércio.
. Linha Crédito PME Crescimento - Linha de crédito com aval estatal, com vista ao apoio ao investimento em ativos tangíveis e intangíveis, ao reforço do fundo de maneio, ou dos capitais permanentes das empresas.
Fases da candidatura
O modelo por nós desenvolvido tem por base a experiência adquirida e contempla o seguinte:
. Confirmação da elegibilidade - A primeira fase contempla a confirmação dos critérios de elegíbilidade quer do promotor, quer do projeto em si.
. Estudo viabilidade do projeto - Esta fase compreende a criação do estudo de viabilidade económica e financeira do projeto. São feitos os ajustes necessários às previsões do projeto de modo a ajustá-lo aos critérios elegíbilidade dos concursos abertos.
. Formulário de candidatura - A última fase, é aquela onde são preenchidos os formulários de candidatura, tendo em vista a valorização da mesma, de modo a se obter a pontuação que permita a maximização das probabilidades de aprovação da mesma.
Links Úteis
. IEFP - Apoios à Criação Próprio Emprego por Beneficiários Prestações Desemprego (PAECPE). Pode consultar a informação disponibilizada pelo IEFP clicando aqui.
. IEFP - Apoios à Criação de Empresas (Invest+; MicroInveste). Pode consultar a informação dos apoios à “Criação de Empresas” no website do IEFP clicando aqui.
. PRODER - Legislação e Concursos. Pode consultar a informação dos apoios do PRODER clicando aqui.
. QREN - Legislação e Concursos. Poderá encontrar informações sobre legislação e concursos QREN clicando aqui.